Artigo

Adaptação às mudanças climáticas no ambiente urbano

Postado em: 24 de agosto de 2023

Com o crescimento urbano acentuado registrado especialmente nas últimas décadas, o futuro das cidades se torna um dos temas mais importantes em questão quando, junto disto, surge a necessidade de adaptação das cidades frente aos eventos climáticos extremos, impulsionados pelas mudanças climáticas. Neste cenário, a ação climática, expressa na Agenda 2030 em seu objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, é urgente e a capacidade de adaptação das cidades é um requisito essencial do planejamento urbano. As ações de adaptação, focadas no preparo das cidades e comunidades, vão desde mudanças de comportamento da população até opções tecnológicas para a infraestrutura.

Neste contexto, as “Cidades Inteligentes”, compreendidas como espaços onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são empregadas para eficiência da operação e dos serviços, são consideradas modelos e tornam-se importantes territórios para estudo de soluções inovadoras para adaptação às mudanças climáticas em núcleos urbanos.

Com base nisto, o objetivo desta pesquisa é investigar as iniciativas de adaptação às mudanças climáticas adotadas em cidades inteligentes tendo em vista os diferentes contextos globais e o alcance da Agenda 2030.

Autores: Janaina Mazutti e Luciana Londero Brandli

Fonte:
[1] NAÇÕES UNIDAS. Glossário do ODS 13. 2017. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/ pt/home/library/ods/glossario-do-ods- 13.html. Acesso em: 31 mar. 2021.
[2] C40 CITIES; RAMBOLL. Measuring progress in urban climate change adaptation. Monitoring - Evaluating - Reporting Framework. 2019.

CURSOS

_______

ESG ALÉM DO BÁSICO: Entendendo a ABNT PR2030
Utilizamos cookies para monitorar o tráfego do website e melhorar a sua experiência, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir