Artigo

Ação Social como Instrumento para Implementação do ODS12: Sul do Brasil

Postado em: 11 de setembro de 2023

Um aumento no consumismo e no uso de plástico afeta severamente a diversidade faunística do planeta devido à falta de técnicas adequadas de descarte. Inserido na discussão do ODS 12, que busca assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis, este capítulo tem como objetivo analisar estratégias e o impacto ambiental do uso de sacolas reutilizáveis em sistemas de venda direta entre agricultores e consumidores, por meio de revisão de literatura e estudo de caso bem-sucedido. Os ODSs foram abordados pela ONU na Agenda 2030 com metas e indicadores que contemplam a sociedade e o meio ambiente. Um mês depois, essa ação resultou em cerca de 20% a menos de uso de sacolas plásticas na feira do produtor. Isso trouxe uma visão de sustentabilidade para a atividade e, paralelamente, ampliou o conhecimento dos agricultores e consumidores sobre produção e consumo. A ação social também divulgou a importância do uso de sacolas retornáveis.

Os desafios da sustentabilidade estão interligados, mas não se limitam às mudanças climáticas, à perda de biodiversidade e ao desperdício de alimentos (Aditika et al. 2022). Eles abrangem desde níveis locais até globais (Kozar et al. 2019; Dal Moro et al. 2021). Diferentes países estão fazendo diversos esforços para promover a coleta seletiva, reutilização, reciclagem e substituição de plásticos (Bui et al. 2022). Através dessas iniciativas orientadas para a sustentabilidade, também é possível verificar mudanças positivas no comportamento de consumo por meio de programas de informação que promovem conscientização na sociedade, rotulagem ecológica, reutilização e compras públicas com sacolas ecológicas (Barbale et al. 2021; Wang et al. 2021). O aumento da conscientização dos consumidores pode afetar a circularidade sustentável na economia e pode efetivamente mudar seu comportamento (Akkalatham e Taghipour 2021; Wang et al. 2019).

No entanto, a vida prolongada de alguns produtos reduz o impacto ambiental no padrão de consumo (Zamani et al. 2017). É o consumidor quem decide substituir um produto (Hong et al. 2021). É por isso que o conhecimento e a motivação impulsionam a substituição e se tornam uma estratégia eficaz para preservar o meio ambiente, adquirindo assim a sustentabilidade (Van Nes e Cramer 2006; Singh et al. 2021; Dal Moro et al. 2021). Os consumidores raramente se preocupam com produtos sustentáveis, mas sim procuram produtos com preços mais baixos (De Canio e Martinelli 2021; Sánchez-Bravo et al. 2021). Dessa forma, mesmo com a mudança no comportamento de compra por produtos ecologicamente corretos e outros esforços adicionais, ainda existe uma preocupação com o desempenho comportamental da população consumidora ao longo do tempo (De Canio e Martinelli 2021; Sánchez-Bravo et al. 2021; Singh et al. 2021; Wang et al. 2019).

É relevante mencionar a promoção de economias circulares em nível regional (Silvestri et al. 2020; Chen et al. 2021). Em alguns casos, indústrias e outras organizações trocam seus resíduos e subprodutos para reutilização, resultando em benefícios sociais, econômicos e ambientais para ambas as partes (Steenmans 2021). O consumo sustentável também é alcançado com a economia circular, pois é considerada uma maneira eficaz de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Silvestri et al. 2020; Chen et al. 2021).

Autores: Leila Dal Moro , Luciana Londero Brandli , Alcindo Neckel , and Dieisson Pivoto

 

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