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Integração dos ODS na estratégia empresarial

Postado em: 11 de setembro de 2023

O Pacto Global das Nações Unidas, lançado por Kofi Annan em 2000, é a maior iniciativa global de engajamento corporativo, com mais de 12 mil signatários em todo o mundo, incluindo a Rede Brasil do Pacto Global, que possui mais de 700 signatários e é a maior na região das Américas. Esta rede atua em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e é gerenciada pelo Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG).

O CBPG é uma iniciativa voluntária que promove a adoção dos 10 Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, fortalecendo a sustentabilidade corporativa no país. Ele reúne empresas, agências da ONU, entidades empresariais, organizações da sociedade civil e instituições de ensino. O CBPG possui seis grupos temáticos que trabalham em áreas como água, alimentos e agricultura, anticorrupção, direitos humanos, energia e clima, bem como o GT ODS.

Na Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, 193 líderes governamentais adotaram a Agenda 2030, que inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses ODS foram construídos com base nos resultados da Rio+20 e foram desenvolvidos como uma evolução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que consistiam em oito metas de redução da pobreza até 2015. Os ODS buscam atingir metas não alcançadas pelos ODM, incluindo o respeito aos direitos humanos, a erradicação da pobreza, o combate à desigualdade e injustiça, a promoção da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres e meninas, bem como a abordagem dos principais desafios globais.

 

Esses ODS são interconectados e não podem ser tratados de forma isolada, incorporando equilibradamente as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável. O United Nations Global Compact, como principal canal da ONU para o setor privado, tem a responsabilidade de envolver as empresas na implementação dessa nova agenda de desenvolvimento.

O Guia de Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Estratégia Empresarial desempenha um papel essencial ao incentivar e convocar as empresas a desempenhar um papel fundamental na realização dos ODS. Sua finalidade principal é esclarecer como os ODS são influenciados e também influenciam as operações empresariais, fornecendo ferramentas e conhecimentos para orientar as empresas na integração desses objetivos em suas estratégias e na medição de seu impacto nessa agenda.

Esta publicação é o resultado de uma colaboração conjunta entre o United Nations Global Compact, a Global Reporting Initiative (GRI) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). A versão em português foi preparada pela Rede Brasil do Pacto Global, pela GRI e pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

O guia delineia cinco etapas fundamentais para orientar essa jornada, que envolve governos, empresas e sociedade civil, com o objetivo de erradicar a pobreza e criar uma vida digna e oportunidades para todos. O primeiro passo é entender os ODS, seguido por definir prioridades, estabelecer metas é o terceiro passo, integração é o quarto passo e por fim, relato e comunicação.

O propósito desta pesquisa é servir como fonte de inspiração e recurso para a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no ambiente empresarial. Os principais resultados obtidos ao longo deste documento apontam que o alcance dos ODS requer uma participação fundamental do setor privado, que tem a capacidade de investir recursos humanos e financeiros significativos para enfrentar esse desafio.

As empresas precisam reconhecer as diversas oportunidades que se apresentam com os ODS, tornando-se orientadoras de políticas públicas. Empreendedores e intraempreendedores têm a habilidade de identificar oportunidades dentro dos desafios e agir de maneira ágil e prática para aproveitá-las.

De acordo com os resultados da pesquisa, as empresas avaliaram a importância de "investir em um ambiente favorável aos negócios" e "identificar oportunidades de negócios futuras" como itens significativos, com 21 empresas destacando esses aspectos. No entanto, as principais motivações ainda estão relacionadas à comunicação corporativa e ao envolvimento com os stakeholders.

É crucial notar que as empresas pesquisadas compreendem que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não apenas promovem uma linguagem comum na comunicação empresarial, mas também podem direcionar as estratégias corporativas, estimulando a inovação em produtos e serviços e abrindo novos mercados.

 

Essas empresas visionárias estão transformando seus modelos de negócios para incorporar elementos de uma economia verde e inclusiva, além de desenvolverem suas atividades por meio de cooperação e parcerias. No mundo dos negócios, muitas vezes é possível combinar conceitos aparentemente concorrentes para gerar resultados surpreendentes.

Autores: UN GLOBAL COMPACT REDE BRASIL

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